A Secretaria Estadual de Saúde do Rio de Janeiro atendeu a mais de 1.500 pessoas nos dois primeiros dias de funcionamento de seus cinco centros de referência para pacientes com suspeita de Influenza A (H1N1) - gripe suína. Hoje (28), a maior parte dos atendimentos foi registrada na Unidade de Pronto-Atendimento (UPA) de Bangu.
Os outros centros de referência da gripe suína, mantidos 24 horas pela Secretaria Estadual de Saúde, funcionam no Hospital Albert Schweitzer, em Realengo, no Hospital Getúlio Vargas, na Penha, no Centro de Atendimento de Manguinhos e na UPA da Tijuca
Os centros de referência começaram a funcionar ontem (27). Além destes cinco polos, o governo do estado mantém mais 12 centros em parceria com as prefeituras do Rio e Niterói, com universidades e com o Ministério da Saúde.
O Disque Gripe, que também começou a funcionar ontem, recebeu 11 314 ligações até as 11h de hoje. Já o questionário, disponibilizado no siteRio Contra Gripe Apara que a população tire dúvidas sobre os sintomas da doença, teve mais de 4.800 acessos hoje.