O Ministério da Saúde enviou nesta quarta-feira (22) à Secretaria de Saúde do Rio Grande do Sul 15 mil tratamentos contra a influenza A (H1N1) ; gripe suína. Os medicamentos serão distribuídos aos 11 hospitais de referência do estado para o atendimento de pacientes com a nova gripe.
Os estados do Rio de Janeiro, de São Paulo e Minas Gerais também receberão, em 48 horas, outros 5 mil tratamentos cada, dentro do lote de 50 mil à disposição do ministério. Uma segunda remessa de 50 mil medicamentos é aguardada pelo ministério até o dia 15 de agosto e mais 750 mil até o dia 30 de setembro. O Laboratório de Farmanguinhos, da Fundação Oswaldo Cruz (Friocruz ; RJ), ainda vai produzir 150 mil tratamentos até o fim do mês.
[SAIBAMAIS]A expectativa do Ministério da Saúde é distribuir ao longo dos próximos meses um milhão de tratamentos aos 68 hospitais de referência de todo o país. Foram investidos, até o momento, mais de R$ 163 milhões na aquisição de matéria-prima, infraestrutura e medicamentos.
Cada tratamento é composto por dez comprimidos de fosfato de osetalmivir, quantidade suficiente para uma pessoa. O medicamento deve ser indicado apenas a pacientes com sintomas graves ou pessoas como os profissionais de saúde, que trabalham diretamente com os doentes e, por isso, estão mais expostos ao risco de contaminação.