Um caminhoneiro morreu na madrugada desta quinta-feira (16/7) na Santa Casa de Uruguaiana (RS), em consequência da gripe A (H1N1). O prefeito de Uruguaiana, José Francisco Sanchotene Felice, e o hospital confirmaram a morte. Quando ele foi internado no estabelecimento, o Centro Estadual de Vigilância em Saúde do RS confirmou que ele havia contraído a nova gripe. Segundo o prefeito, ele sofreu uma parada cardíaca.
[SAIBAMAIS]
A vítima era natural de Itaqui (RS) e teria contraído o vírus na Argentina. Essa é a terceira morte por gripe A confirmada no Rio Grande do Sul e a quinta no Brasil. Os outros dois casos fatais foram registrados em São Paulo.
A Secretaria Estadual de Saúde ainda não confirmou que o óbito foi provocado pela doença e informou que vai se pronunciar sobre o caso por meio de nota.
O primeiro caso fatal da doença no país foi registrado na cidade de Passo Fundo no dia 28 de junho. No dia 10 de julho, a Secretaria de Saúde de São Paulo anunciou a segunda morte pela nova gripe no Brasil, de uma menina de 11 anos da cidade de Osasco que morreu no dia 30 de junho.
Em 13 de julho, a secretaria estadual da Saúde do RS confirmou o terceiro caso fatal no país, de um menino de nove anos que morava em Sapucaia do Sul. No dia seguinte, SP anunciou a morte de um homem de 28 anos como a quarta morte pela gripe A no Brasil.