Além de estudantes, professores, pesquisadores e de outros setores da sociedade, participaram da solenidade ; na área histórica conhecida como Largo de São Sebastião ; o ministro da Ciência e Tecnologia, Sérgio Rezende; o presidente da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), Jorge Guimarães - representando o ministro da Educação, Fernando Haddad -; o governador do Amazonas, Eduardo Braga; e a nova reitora da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), Márcia Perales, entre outras autoridades.
A programação do evento (para conferi-la na íntegra basta acessar www.sbpcnet.org.br/manaus) é extensa e inclui mais de 175 atividades, entre conferências, simpósios e a apresentação de cerca de 3 mil trabalhos científicos. Os participantes também poderão fazer um dos 49 minicursos que serão promovidos durante a SBPC.
Na abertura do encontro, o ministro Sérgio Rezende destacou a ampliação do número de doutores formados no estado. ;Este evento em Manaus trouxe pessoas de todo o país, mas, sobretudo, a atenção do Brasil para a ciência na Amazônia. O Amazonas, em particular, progrediu muito nos últimos anos nesse aspecto. Em 2000, o Amazonas tinha cerca de 250 doutores e hoje tem quase 1,5 mil.;
O presidente da SBPC, Marco Antonio Raupp, disse que a 61; Reunião da SBPC representa um momento especial para a ciência brasileira e para a população da região. Entre os temas que serão tratados, Raupp destacou a biodiversidade da Amazônia e a conservação e utilização da floresta.
;Durante a semana, certamente superaremos a marca dos 10 mil participantes. Esse número é bastante significativa e com certeza são pessoas que vão contribuir com as discussões sobre ciência, modernização e avanço da sociedade. É importante que a população local aproveite oportunidades como essa e participe do evento;, comentou, ressaltando que as sessões são abertas e gratuitas.
Durante a cerimônia de abertura do evento, o pesquisador e presidente de honra da SBPC, Warwick Estevam Kerr foi homenageado por suas contribuições científicas. Ele foi diretor-geral do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa) de 1999 a 2002 e até hoje tem uma grande atuação na região amazônica. É considerado pioneiro na genética brasileira e um dos maiores especialistas em genética de abelhas do mundo.
Por motivos de saúde, Kerr não pode estar pessoalmente na solenidade e por isso gravou um depoimento de agradecimento em vídeo, que foi exibido pelos organizadores do evento. Atualmente o cientista mora em Uberlândia (MG).
Outro homenageado foi o governador Eduardo Braga, que recebeu de representantes da SBPC o título de governador amigo da ciência. De acordo com ele, a realização do evento em Manaus reflete o reconhecimento da SBPC em relação aos esforços que o estado e o país fazem para promover o desenvolvimento e o progresso da ciência na Amazônia.
;O Amazonas vem se esforçando para formar recursos humanos e, com isso, nos prepararmos para o futuro. Não vamos vencer os grandes desafios da Amazônia se não tivermos ciência e tecnologia para que nossos jovens e as futuras gerações. Nos últimos sete anos, o Amazonas formou mais doutores e mestres que formamos nos 35 anos que nos antecederam. Estamos convencidos de que é exatamente na formação de mestres e doutores que poderemos formar melhores jovens e prepará-los para o futuro;, disse o governador.
Para o presidente da Associação Nacional de Pós-Graduandos, Hugo Valadares, a expectativa em relação à edição da SBPC deste ano é a melhor possível. ;Ciência é para todos. Foi um grande acerto da SBPC trazer esta reunião para Manaus. A discussão sobre a Amazônia, de modo geral, tem sido muito marcante nos últimos tempos e o estado, como pólo de desenvolvimento atual, terá uma reunião exitosa.;