O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, prometeu hoje (11/7) que o estado vai oferecer neste segundo semestre transporte gratuito exclusivo para levar grávidas A maternidade, no dia do parto, usando o Serviço Móvel de Urgência (Samu). Ele falou antes de se reunir com todo o secretariado e presidentes de empresas públicas municipais para avaliar os seis primeiros meses de governo.
Como incentivo para que as futuras mamães também façam todo o pré-natal, a prefeitura pretende oferecer um pequeno enxoval, com itens básicos. O projeto deve ser batizado de Cegonha e será divulgado, oficialmente, nos próximos dias.
A idéia é evitar casos como o de Manuela Costa, que perdeu o bebê por falta de leito no Hospital Miguel Couto, na última quarta-feira (8/7). Na ocasião, a grávida de sete meses, teve o braço rabiscado pelo médico que a atendeu, com o número do ônibus e a maternidade para onde deveria seguir.
Paes disse que está satisfeito com o trabalho da equipe. Ele lembrou de ações em diversas áreas como o fim da reprovação automática, na educação, e a drástica redução dos casos de dengue, na saúde.
A reunião ocorre no Palácio da Cidade, em Botafogo, na zona sul, e não tem hora para terminar. Essa é a terceira reunião do prefeito com o primeiro escalão do governo.