Mais de 30% das 122 mil escolas públicas que devem escolher os livros didáticos que serão utilizados por seus alunos no período de 2010 a 2012 ainda não enviaram os pedidos ao Ministério da Educação (MEC). Em função desse atraso, o prazo que já havia sido prorrogado até amanhã (2/7) foi estendido para o próximo domingo (5/7).
De acordo com o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), responsável pela administração Programa Nacional do Livro Didático, 66% das escolas já fizeram a escolha das obras. Diretores e professores devem acessar a página do fundo na internet para realizar o processo. Lá também está disponível um passo a passo para orientar gestores, além do Guia do PNLD 2010 que traz um resumo de todos os livros didáticos disponíveis.
O Amapá é o estado que até agora registrou o menor percentual de participação: apenas 28% das escolas escolheram os livros. Já no Distrito Federal e no Paraná, 87% já concluíram o processo. As unidades que não solicitarem os livros de sua preferência receberão as obras quem forem mais pedidas em seu município.
Para 2010, o PNLD vai oferecer publicações para estudantes do 1; ao 5; ano do ensino fundamental da rede pública. As obras a serem escolhidas para o 1; e o 2; ano são de letramento e alfabetização linguística e alfabetização matemática. Do 2; ao 5; ano, deverão ser selecionados livros de geografia, história e ciência. Língua Portuguesa e Matemática são as disciplinas disponíveis para os alunos do 3; ao 5; ano, além de obras de história e geografia regional para estudantes do 4; ou 5; ano.
Mais informações no site do FNDE ou pelo telefone 0800 616161.