A Secretaria de Saúde do Rio Grande do Sul confirmou no início da tarde deste domingo (28/6) a morte de um homem por influenza A (H1N1) em Passo Fundo. O ministro da Saúde, José Gomes Temporão, falou nesta tarde sobre a primeira morte causada pela doença no país. Segundo ele, a morte não altera a estratégia de combate a doença adotada até o momento pelo governo.O resultado do exame que confirmou a infecção foi dado pela unidade gaúcha da Fundação Osvaldo Cruz (Fiocruz).
[SAIBAMAIS]
Funcionários do hospital onde o caminhoneiro de 29 anos estava internado confirmaram a morte à reportagem, mas a instituição ainda não se pronunciou oficialmente. O caso havia sido confirmado como gripe suína no último dia 20. Segundo nota do ministério, o paciente foi contaminado quando esteve na Argentina por sete dias. Os sintomas começaram no dia 15 de junho, ainda durante a estadia no país vizinho. No dia 19, ele voltou ao Brasil e foi internado em um hospital no dia seguinte. No dia 23, o paciente teve piora do quadro respiratório, que evoluiu para insuficiência respiratória. O paciente morreu hoje pela manhã.
36 novos casos no país
Um boletim do Ministério da Saúde informou que foram confirmados 36 novos casos de infecção pelo vírus Influenza A (H1N1), em São Paulo (14), Rio de Janeiro (6), Rio Grande do Sul (5), Distrito Federal (5), Pernambuco (3), Goiás (2) e Tocantins (1). Com os novos casos, o total de casos no país chega a 627.
Com informações do Zero Hora