A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) vai reforçar o trabalho de combate ao vírus da gripe A H1N1, conhecida como gripe suína, com passageiros que vêm de paises da América do Sul para o Brasil. O foco principal serão as nações do Mercosul, especialmente a Argentina e Chile.
A ação, confirmada nesta segunda-feira (22/6) pelo Ministério da Saúde, é uma resposta ao aumento do número de casos da doença no Brasil. Desde sexta-feira, foram confirmados 109 novos casos no pais. No Distrito Federal, o número de infectados pulou de três para 13 em menos de dois dias. A maior parte das pessoas que contraíram o virus na cidade retornou há pouco da Argentina, de acordo com a Secretaria de Saúde do DF. Até agora, sete pessoas já morreram com a doença no país vizinho.
O último boletim do Ministério da Saúde, divulgado na tarde de hoje, informa que há 240 casos da gripe A H1N1 confirmados no Brasil -- 14 estados e o Distrito Federal já registraram casos. Até agora, 592 suspeitas foram descartadas e 159 estão sob análise, ao aguardo de exames.