As crianças até 5 anos de idade devem ser levadas neste sábado (20/6) aos postos de vacinação de todo o estado do Rio de Janeiro para tomar as gotinhas contra a poliomielite. No RJ, a Secretaria de de Saúde e Defesa Civil (Sesdc) espera vacinar mais de 1 milhão de crianças nesta primeira etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra Poliomielite.
Desde 1989, não são registrados casos da doença no país. Apesar disso, é importante manter as crianças imunizadas porque a circulação de vírus vacinal nesta faixa etária é que interrompe a transmissão do vírus selvagem, explica Andréia Ayres, gerente de Doenças Imunopreveníveis e de Transmissão Respiratória da Secretaria de Saúde do RJ.
%u201CEssa faixa etária, segundo os estudos de segurança da vacina, é a que tem a resposta maior para manter o vírus vacinal circulando no ambiente quando é feita a campanha de vacinação. Nesses grupos, esse vírus (vacinal) se espalha de maneira bastante uniforme no ambiente e se mantém por algum tempo, garantindo que esse vírus em contato com o vírus selvagem prevaleça. Caso haja a contaminação de alguma criança, a maioria já está protegida, não permitindo, assim, uma propagação maior da doença%u201D.
Andréia Ayres disse ainda que hoje, após a propagação do vírus H1N1, é possível perceber a rapidez de contágio de um vírus e a importância da prevenção quando há vacina.
O Ministério da Saúde informou que as crianças devem tomar, além das três doses de rotina, as duas doses da campanha que ocorre todos os anos. A segunda será realizada no dia 22 de agosto.