postado em 18/06/2009 18:55
O Exército recuperou nesta quinta-feira (18/6) o último dos sete fuzis roubados do quartel do 6º Batalhão de Infantaria Leve, no início de março deste ano. Oito pessoas já foram presas, incluindo um militar, acusado de participar da invasão à unidade, localizada em Caçapava, no interior paulista.
Segundo o tenente-coronel José Mateus Ribeiro, assessor da Brigada Aeromóvel do Exército, a força-tarefa composta por agentes militares e policiais federais e civis chegou até à última arma graças a uma denúncia anônima.
O fuzil foi encontrado dentro de uma valeta, às margens do quilômetro 90 da Rodovia Carvalho Pinto, próximo à cidade de São José dos Campos, no interior paulista. Segundo o tenente-coronel Mateus, um dos responsáveis por receptar as armas roubadas, também foi preso hoje, mas a Força não tem maiores informações além do nome pelo qual ele é conhecido: Juninho.
Já o militar acusado de facilitar a entrada do grupo no quartel é conhecido como cabo Floriano, está há sete anos no Exército, reside em São José dos Campos e não tem passagem pela polícia. Ele foi preso após ser apontado pelos primeiros bandidos presos, que o denunciaram como cúmplice.
O roubo ocorreu por volta das 23h do dia 8 de março, um domingo. Cinco homens, incluindo o cabo, atacaram os dois postos de vigilância do batalhão. Os sentinelas reagiram e um militar acabou ferido durante o tiroteio.
O comando da unidade instaurou um Inquérito Policial Militar (IPM) para averiguar os fatos, mas a investigação é conduzida de forma sigilosa. Segundo o tenente-coronel Mateus, outras pessoas ainda estão sendo procuradas, suspeitas de terem participado do crime.