Pé-de-moleque, canjica, amendoim, leite de coco, paçoca, fubá e outros produtos altamente consumidos no período das festas juninas serão fiscalizados nesta semana pelo Instituto de Pesos e Medidas do Rio de Janeiro (Ipem). Nesta terça-feira (2/6), as lojas de São Gonçalo e Niterói que vendem esses produtos receberam a visita dos fiscais do Ipem.
A presidente do Instituto, Soraia Santos, informou que será verificado se a quantidade estipulada nas embalagens corresponde ao que o consumidor realmente compra.
;O primeiro passo é coletar os produtos. Hoje, por exemplo, nós fizemos isso em Niterói e em São Gonçalo e já marcamos uma data para divulgar o resultado, que deve sair ainda nessa semana. Mas devemos primeiro fazer o convite ao fabricante, que, na maioria das vezes, não se encontra na loja. Aí, o fabricante assina o laudo junto conosco;, explicou.
Ela acrescentou que ;caso o erro seja grande, a gente pode tirar esse produto das prateleiras. E, dependendo do erro, ele [fabricante] pode sofrer uma advertência ou pagar multa que varia de R$ 100 a R$ 50 mil;.
Soraia Santos disse, ainda, que o consumidor está mais atento e protesta quando encontra irregularidades. Ela aconselhou o consumidor a pesar na própria loja o produto que está comprando.
A operação começou ontem (1º) nas zonas norte e sul da cidade do Rio e será realizada até a chegada das festas juninas. Das 718 unidades de 25 produtos verificados até o momento, 14 unidades do leite de coco, da marca Serigy, estavam abaixo da média considerada aceitável pelo órgão.