Entre os acidentes que marcaram a aviação brasileira e internacional nos últimos 50 anos, estão o que matou o grupo Mamonas Assassinas, em março de 1996, e os dois maiores desastres com aeronaves brasileiras até hoje: o de setembro de 2006, quando um boeing da Gol se chocou com um jato Legacy, matando 154 pessoas; e o de julho de 2007, com o avião da TAM, que fez 199 vítimas.
Junho de 1958
Um avião Convair da antiga viação Cruzeiro bate com a asa em uma árvore, em Curitiba, e mata 21 pessoas
Dezembro de 1959
35 pessoas morrem no choque entre um Viscont da Vasp e um Fokker da Aeronáutica no aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro
Junho de 1960
Um Convair da Companhia Real cai na Baía de Guanabara, no Rio de Janeiro, causando a morte de 53 passageiros
Novembro de 1962
Um avião Scândia da Vasp se choca no ar com um Cessna, causando a morte de 26 pessoas
Abril de 1972
Um avião da Vasp bateu contra um morro de Petrópolis (RJ), provocando a morte de 25 pessoas
Junho de 1973
Um Caravelle da Cruzeiro do Sul, explode ao aterrissar no aeroporto de São Luís, no Maranhão, com 23 pessoas a bordo
Julho de 1973
O Boeing 707 da Varig, que seguia do Rio de Janeiro para Paris, pegou fogo um minuto antes de chegar ao aeroporto de Orly, próximo à capital francesa. O avião caiu numa plantação de repolhos, matando 123 dos 134 passageiros e tripulantes
Abril de 1980
54 pessoas morrem em um acidente com o Boeing 727 da Transbrasil em Florianópolis
Junho de 1982
Minutos antes de aterrissar no aeroporto de Fortaleza, o Boeing 727-200 da Vasp, que vinha de São Paulo, chocou-se contra a serra da Aratanha, a 30km da capital, matando 142 pessoas
Março de 1989
Um Boeing 707 de carga da Transbrasil se preparava para aterrissar no aeroporto de Cumbica, em São Paulo, mas não conseguiu se aproximar da pista e caiu sobre uma favela próxima. Entre tripulantes e moradores, o saldo foi de 25 mortos e mais de 100 feridos
Setembro de 1989 (foto)
Um Boeing 737-200 da Varig saiu de Marabá, no Pará, com destino a Belém. O piloto César Augusto Pádula Garcez cometeu um erro e trocou a rota. Sem combustível, foi obrigado a fazer um pouso forçado na selva Amazônica. Entre os passageiros,14 morreram e 54 ficaram feridos. Os sobreviventes esperaram por socorro durante dois dias
Março de 1996
O Learjet que levava a bordo o grupo Mamonas Assassinas caiu na Serra da Cantareira em São Paulo. Ninguém sobreviveu
Outubro de 1996
Um Fokker 100 da TAM que ia para o Rio de Janeiro caiu na Zona Sul de São Paulo, dois minutos após a decolagem. O acidente foi causado por uma falha do aparelho que auxilia a operação de pouso. O piloto teria tentado voltar para o aeroporto, mas não conseguiu estabilizar o avião e acabou caindo, atingindo dois prédios e sete casas. Ao todo, 99 pessoas morreram entre passageiros, tripulantes e pessoas que estavam na rua
Agosto de 1997
Um Boeing 747 da companhia aérea Korean Airlines, com 254 pessoas a bordo, caiu perto do aeroporto de Guam. Apenas a cauda da aeronave permaneceu intacta, ainda assim 26 pessoas sobreviveram
Setembro de 1997
Um AirbusA-300 da companhia aérea indonésia Garuda caiu no Norte de Sumatra, em uma área montanhosa. Todos os 222 passageiros e 12 tripulantes morreram
Fevereiro de 1998
Depois de cair, um Airbus da China Airlines praticamente se desintegrou no aeroporto de Taipé, Taiwan, matando 196 pessoas
Setembro de 1998
Um MD-11 da Swissair, que ia de NovaYork para Genebra, caiu quando se preparava para aterrissar, mergulhando nas águas geladas de Peggy's Cove. Todas as 215 pessoas a bordo morreram
Outubro de 1999
Acidente com um avião egípcio perto de Nantucket, Massachussets (EUA), matou as 217 pessoas que estavam no voo
Janeiro de 2000
Um Airbus da Kenya Airwais caiu no mar pouco depois da decolagem na Costa do Marfim, matando 179 pessoas
Novembro de 2001
Um Airbus da American Airlines que se dirigia para Santo Domingo, na República Dominicana, caiu no Bairro de Queens, em NovaYork, minutos depois da decolagem. Morreram 265 pessoas, incluindo cinco em terra
Maio de 2004
Um avião da Rico Linhas Aéreas caiu quando se preparava para pousar no Aeroporto Internacional Eduardo Gomes, em Manaus, matando 33 pessoas
Janeiro de 2006
Um bimotor Sêneca saiu de Campo Grande (MS) e caiu ao chegar na Serra da Cantareira. A visibilidade era baixa na hora do acidente e a aeronave caiu. O piloto Rodnei de Almeida e o passageiro Walterlino de Oliveira morreram na queda. O filho de Rodnei, Matheus de Almeida,10 anos, sobreviveu e ainda ajudou a salvar Antônio Celso Cortez, 50, que também estava no voo
Setembro de 2006
O Boeing 737-800 da Gol, voo 1907, que ia de Manaus para Brasília, chocou-se com um jato Legacy e caiu na região da Serra do Cachimbo, entre o sul do Pará e o norte de Mato Grosso, com 154 pessoas. Ninguém sobreviveu
Julho de 2007
A aeronave A320 da TAM partiu de Porto Alegre às 17h16 e pousou em São Paulo às 18h48. Percorreu toda a pista, virou à esquerda e bateu no prédio da TAM Express. Havia 187 pessoas a bordo. Ninguém sobreviveu. Outras 12 pessoas em terra também foram vitimadas
Agosto de 2008
Um avião da Spainair saiu da pista durante a decolagem, no Aeroporto de Barajas, em Madri, causando a morte de 154 pessoas e deixando 18 feridos
Janeiro de 2009
Um avião da US Airways, em um voo doméstico, faz um pouso forçado no Rio Hudson, em Nova York. Todos os 150 passageiros e cinco tripulantes são resgatados com vida
Fevereiro de 2009
Um avião Bandeirante cai em Manacapuru (AM), causando 24 mortes. Quatro passageiros sobreviveram
Maio de 2009
Um avião bimotor King Air B350 cai na Bahia, matando as 14 pessoas que estavam a bordo. Entre os passageiros, estava Roger Wright, dono da empresa de assessoria financeira Arsenal Investimentos