O presidente Luiz Inácio Lula da Silva e seu colega guatemalteco, Álvaro Colom, observaram um minuto de silêncio na noite desta segunda-feira, em respeito às 228 pessoas que viajavam no avião da Air France que desapareceu sobre o Atlântico, quando seguia do Rio para Paris.
Colom quebrou o protocolo para pedir um minuto de silêncio a todos os presentes em respeito às possíveis vítimas do voo da Air France, ao receber Lula no Palácio Nacional da Cultura, no centro da capital. "Sei que seu coração está lá (no Brasil) e entendo isto", disse Colom.
O presidente Lula chegou hoje à Guatemala para uma visita oficial na qual analisará com Colom as possibilidades de investimentos em energia, desenvolvimento social e segurança.
Os dois presidentes discutirão programas para a produção de etanol na Guatemala, assim como a participação da Petrobras em projetos de exploração de petróleo e gás em águas profundas guatemaltecas.
Lula chegou à Guatemala procedente de El Salvador, onde participou da cerimônia de posse do presidente de esquerda, Mauricio Funes. Da Guatemala, Lula seguirá para a Costa Rica.