Paris - O Airbus A330-200, o tipo de aparelho pertencente à Air France desaparecido nesta segunda-feira entre Brasil e França, é um birreator de longo percurso de média capacidade, novo e usado em todo o mundo.
Possui 59 metros de comprimento e 60,30 metros de envergadura, podendo transportar 253 pessoas, em três classes. Pode voar a uma velocidade de 880 km/hora e alcançar uma altitude de cruzeiro de 10.700 metros.
Este modelo, do qual existe uma versão carga e outra de carreira, efetuou seu primeiro vôo de teste em agosto de 1997.
Desde então, foram entregues mais de 600 unidades das 950 encomendas do A330 recebidos por Airbus.
Graças a seu raio de ação de 12.500 quilômetros, este tipo de avião é utilizado frequentemente para vôos diretos intercontinentais, como faz a Air France nos vôos entre Paris e Rio de Janeiro.
A família dos A330 (existe uma versão maior, a A330-300) está sendo utilizada por numerosas companhias em todo o mundo. Este aparelho acumula mais de 11 milhões de horas de vôos, segundo o construtor, que desenvolve este modelo paralelamente com o Airbus A340, um quadrirreator, e ambos compartilham uma parte da estrutura.
O avião da Air France está equipado com motores General Electric. O preço médio em catálogo de um A330-200 é de 180,9 milhões de dólares.