A Guarda Municipal do Rio de Janeiro passará a fazer policiamento ostensivo com armas não letais na zona sul da cidade para reprimir pequenos delitos. O novo esquema de policiamento da guarda para o bairro do Leme foi apresentado nesta segunda-feira (25/05) pela prefeitura municipal.
Entre as armas que serão usadas pelos guardas estão o gás de pimenta e lançadores de balas de borracha. A Guarda Municipal também pode utilizar tasers, armas que dão choques elétricos para paralisar as pessoas.
O novo esquema começará em 30 dias e tem por objetivo ajudar a Polícia Militar, liberando-a da necessidade de combater pequenos delitos. Isso porque policiais estão ocupando as duas favelas do bairro (Chapéu Mangueira e Babilônia) e, em breve, iniciarão o policiamento comunitário nesses morros.
Até o início das ações, 40 guardas municipais passarão por treinamento intensivo para uso das armas não letais. O secretário municipal de Ordem Pública, Rodrigo Bethlem, afirmou que estuda a implantação do projeto em outras áreas da cidade, mas disse que isso só ocorrerá quando forem contratados mais novos guardas.