Brasília - O número de municípios maranhenses em situação de emergência subiu para 87. Até quarta-feira (13/5), o total chegava a 79. Segundo o Corpo de Bombeiros de São Luís, 36.325 pessoas estão desabrigadas e 55.260 desalojadas. A chuva frequente no Maranhão afetou mais de 236 mil pessoas. Na BR-222, seis trechos funcionam em meia pista, segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF).
No Piauí, 37 municípios estão em situação de emergência. As cidades mais afetadas são Esperantina, Barras, Campo Maior e Teresina. Segundo a Defesa Civil estadual, 14.825 famílias foram afetadas ; 10.405 estão desalojadas e 4.459 desabrigadas. De acordo com informação da PRF no Piauí, as estradas federais que cortam o estado estão trafegáveis, apesar do excesso de buracos.
No Ceará, a BR-020, apresenta péssimas condições de tráfego. Segundo a PRF, há muitos buracos em um trecho de 50 quilômetros, entre Cruzeta e Boa Voagem. A chuva já deixou quase 35 mil desalojados e mais de 24 mil desabrigados no estado. Segundo a Defesa Civil do Ceará, 40 municípios decretaram situação de emergência. Não há interdição de nenhuma rodovia federal do estado.
Em Sergipe, a chuvas já deixaram 246 pessoas desalojadas e 572 desabrigadas. O total de moradores afetados chega a 14.920. Duas mortes ocorreram no estado. O município de Estância foi o único que decretou situação de emergência, com 10 mil pessoas atingidas.
Em Alagoas, cinco municípios foram afetados pelas enchentes: além da capital Maceió, Coqueiro Seco, Marechal Deodoro, Paripueira e Barra do São Miguel, onde foi decretada situação de emergência. Na capital, ocorreram duas mortes após o soterramento de uma casa.