Quase todo o País deve ter chuvas nesta quarta-feira (13/5), segundo previsão do Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC). Os temporais já afetaram mais de um milhão de pessoas pelo País neste ano, segundo balanço da Defesa Civil.
Os estados do Norte e Nordeste, os mais atingidos pelas fortes chuvas no ano, voltam a ter temporais hoje. Áreas de instabilidade continuam atuando nessas regiões e no oeste e norte da região Centro-Oeste. Novamente poderá chover forte nestas áreas. No litoral leste do Nordeste, o constante transporte de umidade do oceano causa chuvas ao longo do dia.
A formação de um ciclone extratropical entre o Uruguai e Rio Grande do Sul deverá causar ventos, principalmente, entre o sul e sudoeste do Rio Grande do Sul (incluindo a região de Campanha). O ramo frio associado a este sistema se estenderá entre centro-oeste do Rio Grande do Sul e Paraguai. A instabilidade pré-frontal manterá as pancadas de chuva na região entre norte do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná.
Nesta área, ainda se esperam temporais que poderão vir acompanhados de raios, rajadas de vento e, ocasional queda de granizo. No centro-leste da região Centro-Oeste e região Sudeste o dia será de sol entre poucas nuvens. As temperaturas máximas estarão amenas na região Sul.