Rio de Janeiro - As empresas que não imprimirem na administração de seus negócios a questão da sustentabilidade não vão sobreviver. A avaliação é da coordenadora do 1º Fórum Renovar de Sustentabilidade e Responsabilidade Empresarial, Vanessa Rouvier, ao dizer que o fórum será uma oportunidade de mostrar para as jovens lideranças empresariais brasileiras a importância da sustentabilidade para o sucesso dos seus negócios.
;A cabeça dos jovens empresários é muito aberta para esse tipo de administração moderna, onde a sustentabilidade é primordial. Hoje, o nosso entendimento é que as empresas que não tiverem essa preocupação não vão sobreviver;, disse.
Para Vanessa Rouvier, a sustentabilidade é, atualmente, um item importante inclusive nas negociações comerciais das empresas brasileiras no exterior, principalmente, no tocante a produtos sustentáveis certificados, como alimentos orgânicos, madeiras e móveis. No entanto, no mercado interno o consumo ainda é reduzido. ;Ainda falta essa conscientização dos consumidores brasileiros;, afirmou.
A coordenadora do fórum citou a senadora Marina Silva, ex-ministra do Meio Ambiente, para quem os mais jovens já nascem pensando dessa forma. Para vanessa, entretanto, na área de negócios, principalmnete, essa conscientização ainda não chegou. Segundo ela, ainda existe a barreira dos produtos sustentáveis serem mais caros. ;Isso é importante? Eu devo investir nisso?;, são algumas indagações freqüentes que Vanessa Rouvier diz escutar.
Por isso, a idéia é que as jovens empresas e líderes, de qualquer esfera, já tenham esse pensamento inserido. ;E possam dar os primeiros passos, seja na política, seja no meio empresarial, já com essa cabeça;.
Vanessa Rouvier, que também responde pela Diretoria de Responsabilidade Sócio-Ambiental da Confederação Nacional dos Jovens Empresários (Conaje), informou ainda que as jovens lideranças brasileiras estão procurando driblar a crise financeira internacional com criatividade. ;É na crise que a gente tenta achar uma oportunidade;, disse.
Segundo ela, o pior momento da crise já passou e o importante é saber tirar proveito dela. ;Mas, eu acho que a gente tem tentado ver a crise com criatividade, como forma de empreender mais ainda e trazer soluções. Essa é uma forma mais inteligente do que, simplesmente, se a gente se apavorar e não conseguir sair do lugar;, afirmou.
O 1º Fórum Renovar de Sustentabilidade e Responsabilidade Ambiental será realizado na sede da Associação Comercial do Rio de Janeiro (ACRJ), nos próximos dias 21 e 22, e deverá contar com a presença do ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc; do presidente da Associação Brasileira de Energia Eólica, Lauro Fiúza; e do presidente do Instituto Brasil Pnuma, Haroldo Mattos de Lemos.