A obsessão por músculos fortes e definidos levou os adolescentes Caíque Borges e Silva e Pedro Paulo Eustáquio Gomes, ambos de 16 anos, residentes em Caiapônia (GO), a injetarem em seus corpos vermífugo associado a complexo vitamínico, produto de uso específico para animais. A constatação é do delegado de Polícia Civil de Piranhas de Goiás, Joaquim Filho Adorno Santos, responsável por investigar o episódio que chocou os moradores do município, que fica a cerca de 330km de Goiânia. Até ontem à noite, os dois garotos permaneciam internados em coma, respirando com a ajuda de aparelhos. Um terceiro rapaz, que também teria participado da ação arriscada, não foi localizado.
Caíque Borges foi submetido a uma cirurgia nos braços na tarde de ontem para conter uma infecção. Conforme boletim médico do Hospital de Urgências de Goiânia (Hugo), ele apresentava febre e estava em estado gravíssimo. Pedro Paulo foi transferido pela manhã para o Instituto de Neurologia de Goiânia e, à noite, continuava na unidade de terapia intensiva em estado grave.
O diretor-geral do Hugo, Salustiano Gabriel Neto, informou que a reação do organismo humano aos produtos injetados foi extremamente rápida. Segundo ele, pela manhã, ambos já apresentavam comprometimento renal, respiratório e cerebral. O diretor informou ainda que seria preciso aguardar a estabilização do quadro para definir o melhor encaminhamento terapêutico. O médico disse que em outros casos semelhantes as pessoas morreram.
Essa não foi a primeira vez que Caíque Borges, com o propósito de ter um corpo musculoso, recorreu ao uso de produtos que oferecem riscos à saúde. A mãe dele, Lúcia Ferreira da Silva, 39 anos, disse que suspeitava de que o filho fizesse uso de substâncias que prometem milagres. Em princípio, conforme afirmou, a família acreditava que ele usava anabolizantes.
Segundo ela, em outra ocasião, a família descobriu e conversou com o jovem, que aparentava ter abandonado o uso. ;Ele estava tendo problemas com pressão alta. A gente perguntava, mas ele negava.; O pai de Caíque, o comerciante José Divino Ferreira Borges, 52 anos, diz que é difícil descobrir a fonte do comércio de tais produtos em Caiapônia. ;Eles (os comerciantes) são muito fechados;, afirma. José Divino lembra que o filho sempre falou em ter o corpo musculoso, o que o ajudaria a ;pegar mulheres;. Traumatizados com o drama vivido pelo adolescente, familiares de Pedro Paulo preferiram não dar entrevistas sobre o assunto. Os dois jovens são vizinhos e amigos de infância de Caíque.
Dose
A polícia apreendeu o frasco do vermífugo Ivermic AD3E, injetado pelos dois adolescentes. Foram consumidos 230ml dos 500ml que o frasco continha. Junto com o produto, de uso veterinário, foram encontradas 14 seringas. Em bois e cavalos, a dose indicada é de 1ml para cada 50kg de peso. ;Tudo indica que eles aplicaram todo esse conteúdo de uma vez só;, contou o delegado Santos, que também responde por Caiapônia. Nesse caso, cada adolescente, com peso entre 60kg e 65kg, pode ter usado o correspondente a cem vezes a dose para animais.