Jornal Correio Braziliense

Brasil

Cigarro em pontos de venda é chamariz para o consumo precoce

;

As propagandas foram banidas da mídia, as embalagens trazem imagens horripilantes e a pressão contra o tabaco é cada vez maior, mas, ainda assim, os jovens sentem-se atraídos pelas carteiras de cigarro. Embora pesquisa recente do Ministério da Saúde tenha mostrado que o número de brasileiros entre 18 e 24 anos que fumam caiu 50% nos últimos 20 anos, a exposição dos maços em postos de venda são um chamariz à primeira tragada. É o que dizem os próprios adolescentes, ouvidos pelo Datafolha, a pedido da Aliança de Controle do Tabagismo. Para 71% dos entrevistados de 12 a 22 anos, a exposição de cigarros pode influenciar no hábito de fumar. A pesquisa ouviu 560 jovens de ambos os sexos em seis capitais: Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte, Porto Alegre, Salvador e Brasília. Na capital da República, 52% citaram o cigarro quando perguntados sobre o produto que mais lembram de ver à venda em postos de gasolina, lojas de conveniência, supermercados, padarias, bares, bancas de jornais e camelôs ; no país, 55%. O resultado já era esperado pela vice-presidente da ACT, Mônica Andreis. Ela conta que a ideia da ONG era verificar se os jovens brasileiros tinham a mesma percepção dos canadenses, que já responderam a uma pesquisa parecida e, hoje, segundo a legislação, não são mais expostos às embalagens de cigarro. Lá, o produto é vendido em prateleiras discretas, longe dos olhos dos consumidores. ;Aqui, apesar de a propaganda ser proibida e de as embalagens exibirem aquelas imagens, tem toda a exploração do outro lado dos maços. São atraentes, coloridos. Alguns pontos de venda chegam a fazer a decoração com as cores e o design semelhante ao das embalagens;, diz. Ela cita a cafeteria de uma das maiores livrarias de São Paulo, que copia o desenho de uma marca de cigarros. A chefe da divisão de controle do tabagismo do Instituto Nacional do Câncer (Inca), Tânia Cavalcanti, lembra que a indústria também investe pesado em promoções voltadas aos jovens, embora a venda de cigarros a menores de 18 anos seja proibida no país. ;A venda casada do cigarro com produtos altamente apelativos, como headphones e mochilas, é um exemplo disso;, diz. Segundo o Inca, 90% dos fumantes começaram antes dos 19 anos. Velha estratégia A estratégia de tentar atrair jovens não vem de hoje. Devido a uma série de ações judiciais contra grandes empresas nos Estados Unidos, os arquivos secretos das transnacionais vieram à tona e revelaram o principal foco de vendas. ;Eles representam o negócio de cigarros amanhã. À medida que o grupo etário de 14 a 24 anos amadurece, ele se tornará a parte chave do volume total de cigarros, no mínimo pelos próximos 25 anos;, afirmou, num documento, J.W.Hind, da R.J. Reynolds Tobacco, a segunda maior indústria de cigarros dos EUA. Em sua página na internet, a Philip Morris garante que não quer atrair os jovens. ;Nós nos concentramos no trabalho com governos e varejistas para impedir que menores comprem cigarros. Defendemos o estabelecimento de limites de idade e insistimos na necessidade de que os governos os façam ser cumpridos com rigor;, defende-se. A estratégia não adianta muito. Fagner Lima de Souza, 20 anos, começou aos 13, ;roubando; o cigarro do pai, agora ex-fumante. Ele acha que as campanhas voltadas aos jovens adiantam pouco. ;Eu sei que é prejudicial, mas fumo assim mesmo. Meus amigos também.; Para Fagner, as fotografias que estampam as carteiras não são um desestímulo. ;Nem olho aquilo ali;, confessa. Já a imagem de um cigarro no posto de venda é um atrativo. ;Até de ver em filme já dá vontade.;
Veja os principais dados da pesquisa Datafolha A pesquisa do Instituto Datafolha, feita a pedido da Aliança de Controle do Tabagismo, ouviu 560 jovens de ambos os sexos. A maioria não fuma e é contra o tabaco em casas noturnas/festas/bares. Confira os resultados: » Costuma fumar Sim: 13% Não: 87%. Desses, 19% admitiram que não costumam, mas já fumaram » Conhece alguém da sua idade que fuma Sim: 85% Não: 15% » A exposição de cigarros influencia as pessoas a começarem a fumar Influencia muito: 37% Influencia mais ou menos: 34% Não influencia nada: 28% Não sabe: 1% » As pessoas da sua idade podem sentir vontade de fumar ao ver cigarros expostos Sim: 63% Não: 37% » As pessoas da sua idade podem querer comprar cigarros se estiverem acompanhados de brindes Sim: 62% Não: 38% » Já viu propaganda de cigarros em casas noturnas ou festas Não: 70% Sim: 30% » Onde viu? Cartaz: 10% No caixa: 3% Placas: 2% Promoção no valor do cigarro: 2% Telões: 1% Banners: 1% Luminosos: 1% Outdoor: 1% Pessoas vendendo cigarros: 1% Promoção de cinco cigarros a R$ 1: 1% Outras respostas: 2% Não lembra: 3% » Nas casas noturnas e festas que você frequenta%u2026 A maioria das pessoas fuma: 49% Muitos fumam, mas não a maioria: 37% Poucos fumam: 11% Ninguém fuma: 3% » Você é a favor que as pessoas fumem em casas noturnas/bares/festas Totalmente a favor: 14% A favor em parte: 17% Nem contra, nem a favor: 6% Contra, em parte: 10% Totalmente contra: 52%