As propagandas foram banidas da mÃdia, as embalagens trazem imagens horripilantes e a pressão contra o tabaco é cada vez maior, mas, ainda assim, os jovens sentem-se atraÃdos pelas carteiras de cigarro. Embora pesquisa recente do Ministério da Saúde tenha mostrado que o número de brasileiros entre 18 e 24 anos que fumam caiu 50% nos últimos 20 anos, a exposição dos maços em postos de venda são um chamariz à primeira tragada. É o que dizem os próprios adolescentes, ouvidos pelo Datafolha, a pedido da Aliança de Controle do Tabagismo.
Para 71% dos entrevistados de 12 a 22 anos, a exposição de cigarros pode influenciar no hábito de fumar. A pesquisa ouviu 560 jovens de ambos os sexos em seis capitais: Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte, Porto Alegre, Salvador e BrasÃlia. Na capital da República, 52% citaram o cigarro quando perguntados sobre o produto que mais lembram de ver à venda em postos de gasolina, lojas de conveniência, supermercados, padarias, bares, bancas de jornais e camelôs ; no paÃs, 55%.
O resultado já era esperado pela vice-presidente da ACT, Mônica Andreis. Ela conta que a ideia da ONG era verificar se os jovens brasileiros tinham a mesma percepção dos canadenses, que já responderam a uma pesquisa parecida e, hoje, segundo a legislação, não são mais expostos às embalagens de cigarro. Lá, o produto é vendido em prateleiras discretas, longe dos olhos dos consumidores. ;Aqui, apesar de a propaganda ser proibida e de as embalagens exibirem aquelas imagens, tem toda a exploração do outro lado dos maços. São atraentes, coloridos. Alguns pontos de venda chegam a fazer a decoração com as cores e o design semelhante ao das embalagens;, diz. Ela cita a cafeteria de uma das maiores livrarias de São Paulo, que copia o desenho de uma marca de cigarros.
A chefe da divisão de controle do tabagismo do Instituto Nacional do Câncer (Inca), Tânia Cavalcanti, lembra que a indústria também investe pesado em promoções voltadas aos jovens, embora a venda de cigarros a menores de 18 anos seja proibida no paÃs. ;A venda casada do cigarro com produtos altamente apelativos, como headphones e mochilas, é um exemplo disso;, diz. Segundo o Inca, 90% dos fumantes começaram antes dos 19 anos.
Velha estratégia
A estratégia de tentar atrair jovens não vem de hoje. Devido a uma série de ações judiciais contra grandes empresas nos Estados Unidos, os arquivos secretos das transnacionais vieram à tona e revelaram o principal foco de vendas. ;Eles representam o negócio de cigarros amanhã. À medida que o grupo etário de 14 a 24 anos amadurece, ele se tornará a parte chave do volume total de cigarros, no mÃnimo pelos próximos 25 anos;, afirmou, num documento, J.W.Hind, da R.J. Reynolds Tobacco, a segunda maior indústria de cigarros dos EUA.
Em sua página na internet, a Philip Morris garante que não quer atrair os jovens. ;Nós nos concentramos no trabalho com governos e varejistas para impedir que menores comprem cigarros. Defendemos o estabelecimento de limites de idade e insistimos na necessidade de que os governos os façam ser cumpridos com rigor;, defende-se.
A estratégia não adianta muito. Fagner Lima de Souza, 20 anos, começou aos 13, ;roubando; o cigarro do pai, agora ex-fumante. Ele acha que as campanhas voltadas aos jovens adiantam pouco. ;Eu sei que é prejudicial, mas fumo assim mesmo. Meus amigos também.; Para Fagner, as fotografias que estampam as carteiras não são um desestÃmulo. ;Nem olho aquilo ali;, confessa. Já a imagem de um cigarro no posto de venda é um atrativo. ;Até de ver em filme já dá vontade.;
Veja os principais dados da pesquisa Datafolha
A pesquisa do Instituto Datafolha, feita a pedido da Aliança de Controle do Tabagismo, ouviu 560 jovens de ambos os sexos. A maioria não fuma e é contra o tabaco em casas noturnas/festas/bares. Confira os resultados:
» Costuma fumar
Sim: 13%
Não: 87%. Desses, 19% admitiram que não costumam, mas já fumaram
» Conhece alguém da sua idade que fuma
Sim: 85%
Não: 15%
» A exposição de cigarros influencia as pessoas a começarem a fumar
Influencia muito: 37%
Influencia mais ou menos: 34%
Não influencia nada: 28%
Não sabe: 1%
» As pessoas da sua idade podem sentir vontade de fumar ao ver cigarros expostos
Sim: 63%
Não: 37%
» As pessoas da sua idade podem querer comprar cigarros se estiverem acompanhados de brindes
Sim: 62%
Não: 38%
» Já viu propaganda de cigarros em casas noturnas ou festas
Não: 70%
Sim: 30%
» Onde viu?
Cartaz: 10%
No caixa: 3%
Placas: 2%
Promoção no valor do cigarro: 2%
Telões: 1%
Banners: 1%
Luminosos: 1%
Outdoor: 1%
Pessoas vendendo cigarros: 1%
Promoção de cinco cigarros a R$ 1: 1%
Outras respostas: 2%
Não lembra: 3%
» Nas casas noturnas e festas que você frequenta%u2026
A maioria das pessoas fuma: 49%
Muitos fumam, mas não a maioria: 37%
Poucos fumam: 11%
Ninguém fuma: 3%
» Você é a favor que as pessoas fumem em casas noturnas/bares/festas
Totalmente a favor: 14%
A favor em parte: 17%
Nem contra, nem a favor: 6%
Contra, em parte: 10%
Totalmente contra: 52%