Os bairros de Moema e Vila Mariana, na zona sul, terão 136 imóveis desapropriados para que seja feito o prolongamento da Linha 5-Lilás do Metrô, boa parte localizada em áreas nobres. Decreto que tornou os imóveis particulares de utilidade pública já foi publicado no dia 3, no Diário Oficial. Os moradores deverão receber cartas da Companhia do Metrô informando quais as providências a serem tomadas. A empresa tocará os processos em caráter de urgência, já que o objetivo é iniciar as obras até o final do ano.
Dentre as áreas em processo de desapropriação que chegarão à Justiça nos próximos dias estão cerca de 40% de imóveis residenciais. O restante é de uso comercial e empresarial. Todas fazem parte da segunda etapa do prolongamento da Linha 5 - com seis quilômetros de extensão -, que deverá ser concluída em 2011. A primeira etapa terá as Estações Campo Belo e Adolfo Pinheiro, com 5,6 quilômetros. Já estão em operação desde 2002 cerca de 8,4 quilômetros de linha, entre o Capão Redondo e o Largo Treze, em Santo Amaro.
O Metrô informou, por meio de sua Assessoria de Imprensa, que a partir de hoje estará no site da companhia a localização das áreas que darão lugar à nova linha, com pequeno mapa desses pontos. A presidente da Associação dos Amigos e Moradores de Moema, Lygia Horta, disse que já recebeu inúmeros telefonemas de moradores do bairro à procura de informações sobre as desapropriações, mas que ela mesmo não sabe de nada. ;Procuramos o Metrô para obter informações, mas é um jogo de empurra. A gente telefona lá, e um passa a ligação para o outro, mas ninguém responde nada de concreto;, afirmou Lygia.