Portaria que deve ser publicada nesta segunda-feira (30/3) pelo Ministério da Saúde prevê a unificação do atendimento de traumatologia e ortopedia no País. Hoje, uma pessoa que sofre um acidente que lhe causa múltiplas fraturas é muitas vezes obrigada a percorrer diferentes centros de assistência do Sistema Único de Saúde para fazer cirurgias e reabilitação, por exemplo. ;Estamos garantindo a integralidade da assistência, evitando que o paciente tenha de se deslocar a cada hora para um lugar;, disse o Secretário de Atenção à Saúde do ministério, Alberto Beltrame.
A nova política segue a linha de outra determinação do Ministério da Saúde que recentemente unificou a assistência para pessoas com câncer. Os pacientes não mais precisam percorrer diferentes serviços para ter acesso a todas as terapias necessárias. As normas agora preveem que os hospitais sejam habilitados como serviços de traumatologia e ortopedia para adultos, para crianças e jovens até 21 anos e como atendimento de urgência.
Na atual política para traumatologia e ortopedia, alguns hospitais que fazem procedimentos da área são habilitados a dar assistência para fraturas de apenas partes do corpo. Há, por exemplo, unidades que têm equipes que executam apenas cirurgias de mão pelo SUS, mas não de ombro e cotovelo. O ministério habilitará automaticamente 226 serviços como centros de referência de alta complexidade, pois eles já cumprem os novos requisitos estabelecidos, como número de profissionais, estrutura para exames e operações.