A Força Aérea Brasileira (FAB) divulgou nota, na tarde desta quinta-feira (26/3), informando que já foram encontrados o difusor do escapamento do motor, a parte final do escapamento e pequenos componentes internos do motor do avião que teve fragmentos de uma das turbinas desprendidas durante o vôo.
Os fragmentos da turbina do avião cargueiro norte-americano modelo DC-10-30, pertencente empresa Arrow Cargo, caíram por volta da 1h45 da madrugada de hoje (26) no Bairro Terra Nova, na zona norte de Manaus, e atingiram pelo menos 16 casas.
O comando dos bombeiros informou que o avião partiu do terminal de cargas anexo ao Aeroporto Internacional Eduardo Gomes e a queda dos fragmentos da turbina ocorreu logo após a decolagem.
Inicialmente, o Corpo de Bombeiros havia informado que o avião pousou em Bogotá, capital da Colômbia, e que a aeronave era de origem colombiana. No entanto, a FAB posteriormente informou, por meio de nota, que a aeronavae partiu de Manaus com destino a Bogotá, mas posou no Aeroporto José Maria Córdova, na região metropolitana de Medellín, também na Colômbia.
A FAB confirmou informação antes repassada pelos bombeiros de que havia quatro tripulantes a bordo e disse que a aeronave tinha autorização para fazer vôos sem carga e sem fins comerciais.
A assessoria de comunicação do 7º Comando da Aeronáutica, em Manaus, informou que o caso será investigado pelo Centro Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Ceripa).
Depois de concluído o laudo investigativo, as informações serão repassadas direção do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa), em Brasília.