Os universitários que têm bolsas parciais do Programa Universidade para Todos (ProUni), que entraram na faculdade este ano ou que estejam em qualquer semestre, podem conseguir financiamento para pagar a parte da mensalidade não coberta pela bolsa. O prazo para se inscrever no Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), exclusivamente para bolsistas do ProUni, vai até 20 de março.
Estar matriculado em instituição de ensino superior privada que tenha aderido ao Fies em 2009 e ser bolsista parcial do ProUni são condições básicas para quem deseja obter financiamento estudantil.
A ficha de inscrição está na página eletrônica da Caixa, instituição que é o agente financeiro do programa. Depois de preencher o documento, o aluno deve imprimi-lo em duas vias e entregá-lo na instituição de ensino superior onde está matriculado, até o dia 20.
Para os estudantes dos cursos de licenciatura, normal superior e pedagogia e para as carreiras que integram o Catálogo de Cursos Superiores de Tecnologia, os juros anuais do Fies são de 3,5%, e para os demais cursos, 6,5% ao ano. Durante o curso, o beneficiário do programa paga uma taxa de R$ 50, a cada três meses, para amortizar os juros.
Outras providências também devem ser tomadas pelo bolsista parcial do ProUni que vai buscar o financiamento. Ele pode apresentar um ou mais fiadores (com comprovação de renda) ou utilizar a fiança solidária. Na fiança solidária, grupos de três a cinco alunos, matriculados na mesma instituição, tornam-se fiadores uns dos outros, responsabilizando-se pelo pagamento das prestações de todos os participantes do grupo. Na fiança solidária não é exigida a comprovação de renda. Detalhes do processo de inscrição, prazo, fiadores, lista de documentos estão descritos na Portaria nº 3/2009.
Fies para aluno sem bolsa de estudo - Os estudantes que não possuem bolsas parciais do ProUni têm datas diferentes de inscrição no Fies. A Portaria nº 2/2009 detalha o prazo de adesão das instituições de ensino superior privadas ao Fies e a data de inscrição dos alunos.