A Secretaria Nacional de Defesa Civil (Sedec) enviou alerta de chuva forte às defesas civis do Distrito Federal, Goiás, Rio de Janeiro, Amapá, Bahia, Pará, Minas Gerais, São Paulo, Maranhão, Ceará, Piauí, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Amazonas, Acre, Rondônia, Roraima, Rio Grande do Norte, Paraíba, Tocantins e Espírito Santo.
Na região norte, nesta segunda e terça, a presença de áreas de instabilidade tropicais forma nuvens carregadas que voltam a provocar pancadas de chuva no sul do Amapá. Até quarta-feira, continua chovendo no Pará, no Tocantins, no sul de Roraima, em Rondônia, no Amazonas e no Acre. A chuva pode ser de forte intensidade e acompanhada de descargas elétricas.
No nordeste, nesta segunda-feira, há condições de pancadas de chuva no Rio Grande do Norte, na Paraíba e no oeste e noroeste da Bahia. Até quarta-feira, a chuva permanece no Maranhão, no Ceará e no Piauí, com alerta de que, em alguns momentos, a chuva pode ser de forte intensidade e acompanhada de descargas elétricas. Na quarta, o alerta é válido também para o norte e nordeste do Ceará e para o norte e oeste do Piauí.
Na região centro-oeste, as pancadas de chuva continuam a atingir Goiás, norte Mato Grosso do Sul e no Distrito Federal nesta segunda-feira, com alerta de risco de descargas elétricas e rajadas de vento de 50 km/h. Entre terça e quarta-feira, o alerta é válido para o centro-norte do Mato Grosso do Sul. Chove também no Mato Grosso.
No sudeste, a presença de áreas de instabilidade sobre a região mantém as condições de pancadas de chuva na região serrana do Rio de Janeiro, em boa parte de Minas Gerais, no Espírito Santo e no norte de São Paulo, com risco de descargas elétricas e rajadas de vento de 50 km/h, principalmente no centro-leste, oeste e Triângulo Mineiro. Na terça, o alerta é válido para o centro-sul, leste, norte e triângulo Mineiro e todo o Estado do Rio de Janeiro. Na quarta-feira, o risco de temporais se concentra no centro-sul, oeste e Triângulo Mineiro e em todo o Estado do Rio de Janeiro.