Jornal Correio Braziliense

Brasil

Formação de professores é desafio para consolidar educação indígena

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A formação de professores com nível superior é um dos principais desafios para a consolidação da educação indígena no país, segundo o coordenador geral da Educação Escolar Indígena da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade do Ministério da Educação (MEC), Gersem Baniwa. Segundo ele, atualmente existem 2,5 mil escolas indígenas, nas quais atuam 12 mil professores. Desse total, 10 mil são índios. Quanto formação, 80% do total de professores possuem magistério indígena e 30% têm ou estão cursando o nível superior. "Temos que trabalhar para que os outros 70% entrem em processo de formação superior, principalmente em licenciatura intercultural", reconheceu. O cordenador destacou ainda a exigência legal de que professores possuam nível superior. De acordo com ele, a capacitação desses profissionais está sendo feita por meio do Programa de Apoio Formação Superior e Licenciaturas Indígenas (Prolind). O programa oferece o curso em licenciatura intercultural por meio de parcerias entre o MEC e as universidades públicas. As instituições montam os cursos e o ministério cuida do financiamento. O curso de licenciatura intercultural, na opinião de Baniwa, é fundamental para que seja desenvolvido um projeto pedagógico próprio para a população índia. "Historicamente, a educação oferecida aos povos indígenas no Brasil tem sido escolas pensadas e administradas pelos não-índios", lembrou. De acordo com Baniwa, o estabelecimento de um novo sistema pressupõe uma reorganização dos princípios normativos, legais e administrativos da educação escolar indígena. A construção de um sistema próprio para os povos indígenas foi o principal tema da Conferência Regional Nordeste 1 de EducaçãoEscolar Indígena. O encontro reuniu representantes de 29 povos indígenas de Alagoas, Bahia e Sergipe, entre os dias 10 e 13 de março, em Salvador (BA). O evento é uma das etapas preparatórias para 1ª Conferência Nacional de Educação Escolar Indígena, que será realizada em setembro, em Brasília.