Chegar a 613 unidades neste ano é a meta do programa Farmácia Popular do Brasil, que já conta com uma rede de 508 estabelecimentos. A prioridade é atender aos 958 municípios com menor Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), que compõem o programa Territórios da Cidadania.
"A partir das 613 unidades, a expansão se dará se tiver apenas vinculado, e tão somente, aos Territórios da Cidadania, o que significa dizer que esse modelo está chegando ao seu limite", disse o coordenador de Atenção Básica do Departamento de Assistência Farmacêutica e Insumos Estratégicos do Ministério da Saúde, José Miguel do Nascimento.
As unidades do programa Farmácia Popular oferecem 107 itens ao consumidor, que só podem ser adquiridos com receita médica. Na rede privada é possível encontrar outra versão do programa, o Aqui Tem Farmácia Popular, que trabalha com 13 medicamentos. José Miguel informou que a perpectiva é dobrar o número de drogarias que oferece esse serviço.
"Aí tem a rede privada com o programa Aqui Tem Farmácia Popular, que só trabalha com 13 medicamentos - anti-hipertensivos, antidiabéticos e contraceptivos. Nós iniciamos o ano abrindo para novos credenciamentos, já estamos com quase 6 mil farmácias e a meta este ano é chegar a 12 mil farmácias credenciadas. Esses medicamentos são oferecidos a preços bem abaixo dos praticados pelas redes privadas, o desconto chega a 90%", disse o coordenador.