O Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) mantém nesta segunda-feira (2/03) as ocupações nas fazendas da Agropecuária Santa Bárbara Xinguara S.A. - um dos braços do grupo Opportunity, do banqueiro Daniel Dantas - no Pará. As propriedades foram invadidas durante o fim de semana.
Segundo a Agropecuária Santa Bárbara, os funcionários da fazenda Espírito Santo, em Eldorado dos Carajás (PA), estão "sitiados" e os sem-terra promovem uma "matança de gado". "Para sair de lá, somente no camburão da polícia, quando há alguma emergência", disse a agropecuária por meio de sua assessoria. O MST confirmou a ocupação da fazenda, mas negou que os funcionários estejam impedidos de entrar ou sair. O movimento também negou que houve "matança de gado".
Na fazenda Cedro, em Marabá (PA), os sem-terra mantêm a ocupação e montaram um acampamento às margens da rodovia PA-150. Segundo a Agropecuária Santa Bárbara, não houve confronto mas "os invasores começaram a intimidar os funcionários da fazenda", dirigindo carros e motos em alta velocidade dentro da propriedade.
Segundo o MST, cerca de 450 famílias participam da ocupação das duas fazendas. O movimento pretende ampliar até sexta-feira o número de famílias acampadas.
A Agropecuária Santa Bárbara disse por meio de sua assessoria que já está providenciando a documentação para solicitar a reintegração de posse à Justiça de Marabá.
Segundo a Secretaria da Segurança Pública do Pará, a prioridade é negociar a saída dos invasores e não usar a força para expulsá-los das fazendas, pois cumprir um mandado de reintegração de posse é caro e demanda o envio de um contingente extra de policiais à área.