No ano passado, a cada um minuto e meio um motorista foi multado nas ruas de São Paulo por furar o sinal vermelho. O número de autuações desse tipo foi o que mais aumentou em relação às multas de 2007, passando de 191 mil para 307 mil - um acréscimo de 60%. Os dados não significam necessariamente que o paulistano esteja desrespeitando mais a sinalização, mas que ela ficou mais rigorosa.
A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) atribui a variação a duas medidas: o convênio com a Polícia Militar retomado no ano passado e a contratação de mais 265 marronzinhos, elevando o efetivo para 1.900 agentes. Segundo a CET, este é ;o maior contingente em ação em toda a história;.
Além dos agentes de trânsito, a infração de sinal vermelho - uma a cada 100 segundos, em média - é fiscalizada também por aparelhos conhecidos como ;caetanos;. Dos 132 equipamentos instalados, 108 estão em operação. Os ;caetanos; foram desenvolvidos pela CET há 13 anos e devem aos poucos ser substituídos por radares fixos, mais modernos e que, além de registrar excesso de velocidade, conseguem flagrar quem fura o sinal.