Com 90 anos de existência, o Carnaval Tradição de João Pessoa deverá reunir, este ano, 90 mil pessoas nos três dias de desfile. A expectativa é da Prefeitura de João Pessoa. Os desfiles começam neste domingo (22/01), e vão até a terça-feira na avenida Duarte da Silveira, Torre. Formado por Tribos Indígenas, Escolas de Samba e Clubes de Orquestras, o Carnaval Tradição se tornou um arquivo vivo da história dos pessoenses.
"O Carnaval Tradição é muito importante para a cultura popular da nossa cidade. As Tribos Indígenas, por exemplo, relembram a história do país e reaviva o passado dos pessoenses. Em todo o Brasil só existe desfile de Tribo Indígena no Carnaval na Capital paraibana", afirmou o vice-presidente da Federação Carnavalesca de João Pessoa, Cardivando de Oliveira.
A Prefeitura de João Pessoa informou que uma das mudanças adotadas este ano são a instalação de grade para dividir o setor onde ficará o público e a área por onde passarão as agremiações durante o desfile na avenida Duarte da Silveira. Além disso haverá três locais de concentração das escolas, tribos e clubes. Os desfilem começam a partir das 17h.
Cardivando Oliveira afirmou que o Carnaval Tradição não consegue apoio financeiro de empresas privadas. Os investimentos para o desfile vêm da iniciativa pública. Segundo ele, este ano R$ 225 mil foram liberados pela Prefeitura de João Pessoa e pelo Fundo de Cultura do Estado (FIC) para compor as agremiações do Carnaval Tradição, para os prêmios dos três primeiros colocados em cada categoria, bem como para os blocos que fazem o carnaval nos bairros da Capital, as arquibancadas e ornamentação da via pública.
De acordo com ele, o Carnaval Tradição é composto pelos 22 clubes que estão associados à Federação Carnavalesca de João Pessoa. Ao todo são 10 Tribos Indígenas ( cada uma com, no mínimo, 70 componentes), seis Clubes de Orquestras (com pelo menos 75 integrantes cada uma) e seis Escolas de Samba que não podem ter, individualmente, um número de componentes inferior a 130 pessoas.