Um paiol - local onde se armaneza armas e munições - do complexo do Comando-Geral de Tecnologia Aeroespacial (CTA) da Aeronáutica, em São José dos Campos (SP), explodiu no início da tarde desta quarta-feira (18/02), por volta das 14h15.
Segundo informações da assessoria de comunicação da Força Aérea Brasileira (FAB), que divulgou nota sobre o acidente em seu site, houve "uma seqüência de queima de materiais explosivos" no interior da construção, e uma pessoa teria tido escoriações leves.
A assessoria da FAB informou por telefone que o conteúdo da nota é tudo o que a Aeronáutica dirá sobre o caso por enquanto. Não há informações sobre os motivos da explosão.
A nota divulgada à imprensa pela Aeronáutica afirma que o área próxima ao foco da explosão foi isolada e que o Corpo de Bombeiros de São José dos Campos está apoiando equipes do CTA no combate ao incêndio. Por fim, o texto diz que o Comando da Aeronáutica ;iniciou os procedimentos necessários para investigar as circunstâncias do acidente;.
Novas explosões
O Sindicato dos Servidores Públicos Federais na Área de Ciência e Tecnologia (Sindct) deu alguns dados adicionais sobre o ocorrido. De acordo com a entidade, o paiol onde ocorreu a explosão fica no Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE), uma das divisões do complexo do CTA, que abriga também o Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA).
O sindicato disse, ainda, que mais de um servidor foi ferido com estilhaços, entre eles civis e que novas explosões após a primeira, de menor intensidade, foram ouvidas por volta das 15h30.
Servidores da divisão de química do IAE teriam informado que não houve danos aos prédios ao redor do paiol. De acordo com o Sindct, ainda não se sabe se havia alguém manipulando materiais no interior do paiol no momento da explosão.