O Espírito Santo é um dos estados que mais preocupam o Ministério da Saúde em relação à dengue. Entre 1º de janeiro e 2 de fevereiro de 2009 foram registrados 4.382 casos da doença o que representa um aumento de mais de 400% em relação ao mesmo período de 2008.
De acordo com a a coordenadora Estadual de Vigilância Epidemiológica, Agnes Lima, vários fatores contribuíram para a expansão da doença no estado.
;Como é uma doença sazonal é fundamental que na época do calor sejam tomados os cuidados devidos. Não foi feito o trabalho de prevenção e, por isso, houve uma interiorização da transmissão em municípios que não eram afetados.;
A Secretaria Estadual de Saúde vem orientando os municípios a produzirem uma lista das necessidades de medicamentos e de estrutura para o controle do mosquito transmissor da doença, para a vigilância epidemiológica e para as campanhas de mobilização social.
A partir desses dados, a secretaria estadual fará a compra e a realocação dos medicamentos de acordo com a necessidade de cada município.