O ministro da Previdência Social, José Pimentel, disse nesta terça-feira (07/01) que os trabalhadores que têm direito à aposentadoria por idade e já tentam obter o benefício em 30 minutos, no novo sistema do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), não enfrentam dificuldades no atendimento, definido por ele como um ;êxito total;. O serviço prevê um agendamento prévio feito por meio da central telefônica 135.
;Todos aqueles que marcaram o dia e a hora certa paraserem atendedidos não têm tido qualquer dificuldade. O que está acontecendo é algumas pessoas confundirem com outros benefícios, que é a aposentadoria por tempo de contribuição, que só entrará em vigor em março de 2009 [a análise em 30 minutos], e o segurado especial, em julho de 2009;, afirmou Pimentel, sem confirmar se haverá reforço na estrutura de atendimento nos próximos meses.
;É uma coisa acertada. Lamentamos porque não foi feito antes, já que a tecnologia existe há mais de 10 anos;, acrescentou o ministro, minutos antes do início da cerimônia de posse do novo presidente da Empresa de Tecnologia e Informações da Previdência Social (Dataprev), Rodrigo Ortiz D;Avila Assumpção.
Segundo Pimentel, 65% da população brasileira acima de 16 anos está vinculada ao sistema, o que garante um salto de qualidade na prestação do serviço público. ;A Previdência brasileira passa por um novo tempo, com uma nova gestão que humaniza o atendimento, amplia os benefícios e assegura direitos;, disse.