A corrida de São Silvestre e o réveillon na Avenida Paulista devem atrair capital de São Paulo mais de 100 mil turistas, estrangeiros ou residentes fora da cidade, segundo a agência oficial São Paulo Turismo (SPTuris).
A expectativa é que os visitantes gastem, na cidade, algo em torno de R$ 50 milhões, principalmente em transporte, alimentação, lazer e compras. Em 2007, cerca de 2,3 milhões de pessoas participaram dos eventos da virada de ano na cidade.
O aumento de turistas no final do ano também ajuda o setor hoteleiro a manter-se aquecido. Como uma capital de negócios, São Paulo, da segunda quinzena de dezembro até o carnaval, tem um período de pouca ocupação nos hotéis. Apenas cerca de 30% dos quartos são utilizados.
No período da São Silvestre e do réveillon, temos uma alta, principalmente, nos hotéis na região da paulista. Chega a equivaler mesma taxa de ocupação de alta temporada, que seria de 70% a 72%, explicou o diretor executivo da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (Abih), Bruno Omori.
Neste ano, cerca de 20 mil corredores participaram da tradicional Corrida Internacional de São Silvestre, que terminou há pouco.