O ministro da Saúde, José Gomes Temporão, reuniu-se na tarde de nesta quarta-feira (10/12) com o governador da Bahia, Jaques Wagner, e 40 prefeitos do estado, em Salvador. No encontro, o ministro apresentou ações estratégicas de prevenção e controle da dengue na Região Nordeste e no restante do país.
O objetivo do encontro é mobilizar a população para que novas estratégias sejam buscadas e para que não haja desmobilização durante a transição de prefeitos. Pela manhã, o ministro se reuniu com diretores, editores e chefes de redação de jornais do Nordeste também com o propósito de envolver a comunidade nas ações de prevenção à dengue.
Segundo o Ministério da Saúde, a população do Nordeste é bem informada quanto às formas de prevenção da doença, mas não coloca em prática as recomendações.
O Nordeste possui três municípios com risco de surto - Moçoró (RN), Itabuna (BA) e Camaçari (BA) - e 24 em alerta - entre eles Salvador - ,de acordo com o Levantamento de Índice Rápido de Infestação por Aedes aegypti (Liraa), divulgado em novembro.
Em 2008, o Ministério da Saúde repassou R$ 40 milhões para o Nordeste usam no combate à dengue.