A cidade de Camboriú, uma das mais atingidas pelos temporais em Santa Catarina, terá, a partir desta terça-feira (09/12), R$ 500 mil para atendimento de emergência e para a reconstrução do município. De acordo com um comunicado divulgado no site do governo do estado (www.sc.gov.br), os recursos serão usados para apoio nas áreas de infra-estrutura, saúde e habitação.
No setor de infra-estrutura, os recursos serão aplicados na contratação de maquinário e de equipamentos, além de material de construção para reestruturar acessos e ruas. Já na área da Saúde, segundo a nota, será firmado um convênio com o estado para o repasse de verbas ainda neste ano. O dinheiro será usado na reconstrução de postos de saúde e na prevenção de doenças.
Na parte de habitação, a previsão é que a Companhia de Habitação do Estado de Santa Catarina (Cohab/SC) construa 70 casas emergenciais em Camboriú e outras 48 a médio prazo. No total, serão 118 habitações. A cidade registrou 6.525 desalojados e 3.894 desabrigados por causa das fortes chuvas em Santa Catarina e chegou a decretar estado de calamidade pública. De acordo com o último boletim da Defesa Civil do estado, 54 pessoas ainda estão desabrigadas.