O número de pessoas afetadas pela enchente no município de Campos, no norte do Rio de Janeiro, aumentou 50% em menos de 24 horas e já passa de 15 mil, segundo o secretário municipal da Defesa Civil, Henrique Oliveira.
O motivo é o aumento do volume de água que desce da região serrana, atingida por temporais na tarde de hoje (3). ;A situação está se agravando e com a chuva pode piorar;, disse Oliveira. Ele também alertou para o perigo da disseminação de doenças, como dengue e leptospirose.
;Há uma grande preocupação com o tempo que as águas podem demorar a sair. Certamente nós vamos ter epidemias decorrentes dessa enchente. Um policial militar já contraiu leptospirose [transmitida por ratos] e há diversos casos de suspeita de dengue;, revelou.
Segundo a Defesa Civil, a partir de amanhã (4) vão ser explodidos diques irregulares, que foram responsáveis pelo represamento de rios e lagoas da região. Uma força-tarefa com médicos e mais de 100 bombeiros foi deslocada da cidade do Rio de Janeiro para ajudar as vítimas da enchente em Campos.