Parentes de presos do Centro de Detenção Provisória, em São Luís (MA), realizaram nesta terça-feira (02/12) uma manifestação em frente ao portão de entrada do presídio. A mãe de um detento fez a denuncia que seu filho, Ronan Fernandes Borges teria sido espancado por homens da Força Nacional, que reforçam a segurança no presídio desde o dia 15 de novembro.
Durante a movimentação, outra mãe de detento concedeu entrevista a uma emissora de rádio e confirmou a prática da tortura e acrescentou que os detentos não estão comendo e nem dormindo durante a noite. A mãe informou ainda que os homens da Força Nacional estão colocando os detentos para dormir no pátio completamente nus, de costas uns para os outros.
Outra reclamação apontada pelas mães dos detentos é que, desde a última sexta-feira, a porta de Centro de Detenção está sendo monitorada por meio de câmeras, segundo elas para facilitar a identificação dos parentes que possam realizar algum tipo de protesto e conseqüentemente proibir a entrada de parentes.
Uma comissão da Promotoria Criminal de Execuções Penais já havia recebido a denúncia e realizado uma visita ao CDP a fim de apurar as informações do uso excessivo da força no cumprimento de algumas ações, porém nenhuma irregularidade foi encontrada.