O presidente Luiz Inácio Lula da Silva decidiu nesta segunda-feira (1/12), em reunião com ministros da coordenação política, liberar e flexibilizar as regras para o saque do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) para as pessoas atingidas pelas enchentes em Santa Catarina.
Atualmente, em casos de calamidade pública, é permitido saque de R$ 2.600 do FGTS, feito de uma só vez. Técnicos do governo vão estudar formas de viabilizar a flexibilização das regras com o objetivo aumentar o limite do saque.
De acordo com fontes do Palácio do Planalto, na reunião de hoje, o presidente Lula afirmou que ;tudo o que for necessário para a reconstrução de Santa Catarina será feito;.
O problema de Santa Catarina foi o tema predominante da reunião. A conclusão dos participantes é que o governo teve forte atuação no caso, tomando as medidas necessárias e com a velocidade correta.
Lula determinou que o chefe do Gabinete de Segurança Institucional, ministro Jorge Félix, coordene uma reunião com os ministros que tenham ações envolvidas com o socorro ao estado para avaliar que outras medidas podem ser tomadas pelo governo.