No mês mundial de conscientização do câncer de pulmão, a Associação Brasileira do Câncer está promovendo a Campanha Consciência Viva - Mais Qualidade de Vida, que pretende levar sociedade informações sobre a doença.
A campanha será realizada em Brasília, Belo horizonte, Porto Alegre, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo. Médicos residentes e voluntários da associação vão esclarecer dúvidas e orientar a população sobre o tema.
O médico oncologista do Hospital da Universidade de Brasília (UnB), Murilo Buso, explica que o câncer de pulmão é o que mais mata no Brasil e pode ser tratado.
Câncer é uma doença passível de prevenção. Digamos que 90% dos casos de câncer de pulmão estão relacionados direta ou indiretamente ao tabaco, dieta, pouca prática de atividade física, peso corporal", disse.
Segundo Buso, evitar o cigarro, manter uma dieta adequada, praticar mais exercícios e manter o baixo peso são maneiras de reduzir o risco de vir a ter um câncer. O câncer, lembrou o médico, é uma doença passível de detecção precoce, quando é possível um alto índice de cura. Ele disse que, mesmo naqueles casos onde a doença está em estágio avançado, há tratamento.
Amanhã (21), a ação ocorre na Rodoviária de Brasília, no Parque Municipal de Belo Horizonte e na Estação Mercado, em Porto Alegre.
Na próxima semana, a campanha será realizada em Salvador, Rio de Janeiro e São Paulo. As pessoas também vão receber uma revista de palavras cruzadas acerca do tema e poderão interagir com a campanha registrando histórias que, posteriormente, serão postadas no site da campanha, acessível no endereço www vivoeconto.com.br.