A partir desta semana, três unidades prisionais do Estado do Rio Grande do Norte (Penitenciárias de Alcaçuz e de Parnamirim e a Cadeia Pública de Natal) passam a utilizar Aparelhos de Raio X, semelhantes aos utilizados nos Aeroportos, na fiscalização e inspeção de produtos levados para os detentos por suas visitas.
Além de Raio X, na revista individual das visitas, estão sendo utilizados modernos detectores manuais de metais. Todos esses equipamentos de fiscalização eletrônica e mais alguns veiculos (01 Micro Ônibus, 02, Automóveis Astra e um Furgão-Cela para Transporte de Presos) foram doados pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (SENASP), do Ministério da Justiça, à Secretaria Estadual da Justiça e da Cidadania (SEJUC) e faziam parte do acervo dos últimos jogos panamericanos, realizados no Rio de Janeiro (PAN-RIO).
Na última semana, uma equipe técnica da empresa alemã, fabricante do equipamento, esteve em Natal para a sua montagem/manutenção, transmitindo orientação para os Agentes Penitenciários sobre sua operacionalização. Com a fiscalização eletrônica, que facilitará a ação dos Agentes Penitenciários, a SEJUC espera a diminuição do ingresso ilegal de amas, celulares e de tóxicos nos seus estabelecimentos prisionais, consequentemente melhorando a sua segurança interna.