As chuvas e ventos fortes que atingem o Paraná há dois dias já causaram danos em 33 municípios e afetaram cerca de 3 mil pessoas. Aproximadamente, 700 casas foram atingidas, conforme último levantamento da Defesa Civil.
De acordo com o chefe da Seção Operacional da Coordenadoria Estadual da Defesa Civil, tenente Eduardo Gomes Pinheiro, a situação é preocupante, os municípios atingidos estão sendo avaliados e com base na apuração do órgão, os prefeitos decidem se decretam ou não situação de emergência.
;O município de Loanda, noroeste do estado, já nos comunicou que vai decretar estado de emergência. Lá, 120 pessoas foram atingidas e cinco estão desabrigadas;.
A prioridade da Defesa Civil, conforme explicou o tenente, é o socorro à população e proteção ao patrimônio público, depois a avaliação dos danos.
De acordo com o Instituto Tecnológico SIMEPAR, responsável pela meteorologia no Paraná, a previsão é de mais chuva forte nas próximas horas para as regiões Noroeste e Norte do estado, com possibilidade de granizo e de ventos de até 60km/h, menos intensos que os registrados quarta-feira (29/10), que alcançaram 90km/h em alguns municípios.