Estão abertas as inscrições para o cadastramento de mais de 200 pipeiros, a partir desta terça-feira (28/10), no comando do 31º Batalhão de Infantaria Motorizado - BIMtz, situado na rua Quinze de Novembro, no bairro da Palmeira, em Campina Grande (PB). O objetivo do Exército é estruturar o trabalho de abastecimento d'água que será ampliado para a zona rural da cidade e municípios circunvizinhos a partir do próximo mês de novembro, quando se intensifica a seca na região.
Para se cadastrar o interessado deverá apresentar documentos pessoais e do veículo, devendo para isso está em ordem com o Código de Trânsito Brasileiro e a Justiça. Além de contar com boas condições de uso, segundo as normas do Detran, haverá uma aferição no tanque do carro, que deverá contar com uma capacidade mínima de armazenamento de sete mil litros de água, segundo informou o capitão Bruno Graco Araújo da Silva, coordenador da Operação Pipa na cidade.
O capitão informou que aproximadamente 200 pipeiros irão trabalhar no abastecimento d'água para 60 municípios. Ele disse que atualmente 21 motoristas já estão em atividade, levando água para as cidades de Massaranduba, Montadas, Esperança, Lagoa de Roça, Areal, Damião, Remígio, Algodão de Jandaíra e Umbuzeiro. O trabalho está sendo continuado desde a seca do ano passado. "Eles não deixaram de abastecer porque a necessidade de água nas cidades continuou", explicou o coordenador.
Capitão Bruno explicou ainda que o pagamento aos pipeiros é feito de acordo com a distância, a quantidade de litros por carga e a qualidade das estradas. O interessado deve informar na ocasião da inscrição o local que pretende abastecer. O pagamento é feito pelo Exército e os recursos serão repassados pela Secretaria Nacional de Defesa Civil e Ministério da Integração Nacional. No ano passado foram repassados, pelos órgãos federais, cerca de R$ 1,5 milhão para o serviço.
A água para o abastecimento das cidades será tirada de fontes públicas da Companhia de Água e Esgoto do Estado da Paraíba - Cagepa, e mananciais particulares localizados em Campina Grande, Picuí, Camalaú e Livramento. Ele explicou que, em média, um pipeiro faz duas carregas por dia, dependendo da distância e da condição da estrada, podendo fazer uma ou mais de três viagens diárias. Cerca de 290 mil pessoas das 60 cidades serão abastecidas por carros pipa. A estimativa é de que, por dia, 20 litros de água serão entregues por pessoa, conforme explicou o capitão Bruno.