A Superintendência Regional do Trabalho e Emprego no Paraná (SRTE/PR), realiza esta semana uma série de palestras em todo o estado para diversas entidades sindicais. A finalidade é chamar a atenção sobre a importância de manter crianças fora do ambiente de trabalho. Nesta quinta-feira (16/10), tarde, em Curitiba, serão apresentados os temas O Trabalho Infantil e a Dignidade da Pessoa Humana e Impactos do Trabalho na Saúde da Criança.
De acordo com dados da superintendência, de janeiro a agosto deste ano, 4.408 menores foram flagrados trabalhando no Paraná. Desse total, 73 estavam ilegais, três tinham até sete anos, 31 entre sete e14, e 39 menores, de 14 a 16 anos. Do total, 1.827 não estavam em condição de aprendiz, contra 2.508 trabalhando nessa função.
Ao todo, foram fiscalizados 874 estabelecimentos. Do total de crianças e menores encontrados em situação ilegal, 36 atuavam na agricultura, 18 na indústria, oito na construção civil e três no segmento de hotelaria e restaurantes.
O levantamento da Seção de Inspeção do Trabalho mostra que no mesmo período do ano passado, foram alcançados 4.116 crianças e adolescentes trabalhando. Destes, 28 estavam completamente irregulares. No total, foram fiscalizadas 833 empresas. Os dados demonstram que em 2008 houve um pequeno aumento se comparado com 2007, atribuído, segundo a superintendência, a maior eficácia das fiscalizações que atualmente chegam a lugares cada vez mais difíceis.