Faltam pouco mais de dois meses para o Natal, mas algumas redes de supermercados já iniciaram a venda dos tradicionais panetones. E a má notícia para o consumidor é que o produto chegou às gôndolas com um reajuste médio de 10% em relação aos preços de 2007. Segundo Martinho de Paiva Moreira, vice-presidente de Comunicação da Associação Paulista de Supermercados (Apas), o aumento é conseqüência do reajuste no preço da farinha trigo para a indústria.
Moreira afirma que os fabricantes arcaram com um aumento de cerca de 20% entre agosto do ano passado e o mesmo período deste ano, quando foram fechados os contratos de fornecimento de panetones com o comércio. Parte do reajuste pago pelos supermercados foi repassado aos consumidores, o que representou mais 10% no valor final.
Apesar do aumento de preços, a Apas acredita num crescimento entre 5% e 6% nas vendas do produto em relação a 2007. De acordo com Moreira, a cifra já contempla possíveis efeitos da crise internacional sobre o setor. Para o representante dos supermercados, os preços não devem sofrer aumentos significativos até o Natal. ;Se houver serão pequenos;, afirmou sem detalhar porcentuais.
A Associação Brasileira da Indústria do Trigo (Abitrigo) e a Pandurata Alimentos, fabricante das marcas Bauducco, Tommy e Visconti não quiseram comentar o reajuste.