Os estudantes que ocupavam há 20 dias a Reitoria da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ) decidiram deixar o local, após uma reunião na noite desta terça-feira (30/09). A reitoria foi desocupada depois de assinado um acordo com UERJ. As informações foram confirmadas pelos estudantes em nota publicada no blog que eles mantêm na internet: uerjocupada blogspot.com.
No documento, a universidade se comprometeu a não processar os alunos, a aumentar o número de ônibus de ligação entre os campi, a investir mais nas bibliotecas e a fortalecer a participação dos estudantes nas comissões de trabalho que definem como será implantado o bandejão e como serão feitas as reformas nos prédios da universidade.
No campus da UERJ, no Maracanã, é comum o desprendimento de reboco, colocando em risco funcionários e alunos. Além disso, as condições gerais do prédio são precárias. Os estudantes também reivindicam que 6% do que é arrecadado pelo governo do estado seja investido nas universidades estaduais.
Segundo Viviane Gonçalves, que cursa Letras no campus de São Gonçalo, os estudantes continuarão a reivindicar a aplicação desse percentual. Nisso nós não tivemos nenhum avanço, mas a luta nunca pára, e vamos tratar disso em uma mobilização posterior. A ocupação era um meio para isso e não um fim em si mesmo, disse a estudante.