O projeto Apoio aos Diálogos Setoriais: Brasil-União Européia, assinado nesta quarta-feira (01/10) no Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, prevê investimentos de 9,13 milhões de euros (cerca de R$ 24,6 milhões na cotação de hoje) até 2013 em programas de desenvolvimento territorial, política social e sustentabilidade ambiental.
O convênio foi assinado pelo ministro Paulo Bernardo e por representantes da União Européia, no início desta tarde. O ministro salientou que o novo acordo coloca o Brasil na condição de parceiro estratégico do bloco europeu, no mesmo nível de relacionamento da Europa com Estados Unidos, Rússia, China, Canadá, Japão e Índia.
O objetivo da parceria, segundo Paulo Bernardo, é promover troca de experiências entre grupos de trabalho brasileiros e europeus voltados igualdade de gênero, direitos humanos e boa governança entre outros desafios de importância regional e global.
A fase piloto do projeto Apoio aos Diálogos Setoriais: Brasil-União Européia vai absorver aproximadamente R$ 8,35 milhões até 2010, sendo dois terços dos recursos externos e o restante de contrapartida do Ministério do Planejamento e de ministérios parceiros, como Integração Nacional, do Desenvolvimento Social e da Previdência Social.
A relação Brasil-UE se intensificou do ano passado para cá com discussões conjuntas sobre mudança climática, pobreza e energia, durante encontros realizados em Lisboa, Bruxelas e Brasília, e agora começa a dar frutos com a troca de experiências e assistência técnica especializada nos dois sentidos.