Um grupo de jovens da cidade de São Raimundo Nonato (PI), município considerado porta de entrada para o Parque Nacional da Serra da Capivara, inicia a partir desta segunda-feira (22) um curso de Educação Ambiental para Condutores. A proposta é capacitar os jovens para conduzir os visitantes pelas trilhas do parque, conhecido pela densa concentração de sítios arqueológicos com pinturas e gravuras rupestres que indicam vestígios antigos da presença do homem na região.
O treinamento é realizado pelo Sebrae no Piauí, que apóia o desenvolvimento do turismo na região por meio do Projeto Turismo da Serra da Capivara, e vai beneficiar cerca de trinta pessoas daquela cidade. Ao todo, 30 jovens serão capacitados até a sexta-feira (26). Com 20 horas de duração e será ministrado pela instrutora do Sebrae no Piauí, Mirna Escórcio, o curso abre oportunidade para o grupo ter contato com metodologias utilizadas em educação ambiental e despertar da consciência ecológica.
;Esse curso foi uma demanda desse grupo de jovens que está iniciando a atividade de condução de visitantes e sente necessidade de mais qualificação para exercer a profissão. A idéia é sensibilizar os participantes para a importância da preservação da natureza para a sustentabilidade do turismo na região;, diz a gestora do Projeto Turismo da Serra da Capivara, Mônica Negreiros.
;Será um momento para sensibilizar os jovens para a criação de uma consciência ambiental através de atividades como dinâmicas de grupos, e atividades práticas de sensibilização, conscientização e integração ao meio ambiente. Além disso, o grupo vai aprender conceitos essenciais à compreensão da educação ambiental;, acrescenta.
Ainda segundo a gestora, por meio de conceitos repassados no treinamento os jovens serão capazes de construir de forma dinâmica e coletiva as bases de um processo educativo ambiental na região. ;Com o combate ao desperdício e com a preservação da natureza pela utilização consciente dos recursos naturais, será possível uma maior sustentabilidade da atividade turística em São Raimundo Nonato;, diz.
São Raimundo Nonato é a porta de entrada para o Parque Nacional Serra da Capivara, uma área de cerca de 130 mil hectares, com um perímetro de 214 quilômetros, e que contém a maior quantidade de pinturas primitivas sobre rocha do mundo. O local possui uma diversidade de gravuras e pinturas rupestres, que testemunham a presença de homens e animais pré-históricos em seus mais de 700 sítios arqueológicos.
No local, já foram encontrados esqueletos humanos e aproximadamente trinta mil figuras coloridas que representam cenas de dança, de parto, entre outras situações. Além do Parque Nacional Serra da Capivara, em São Raimundo Nonato também está localizado o Museu do Homem Americano, onde encontram-se armazenados achados históricos e pré-históricos do Parque Nacional Serra da Capivara.