Aracaju (SE) prepara-se para sediar um dos principais eventos da ovinocaprinocultura do País. Trata-se da 7ª Expo Brasil Santa Inês ( Exposição Nacional do Ovino Santa Inês). O evento começa neste domingo (21/09) e segue até o domingo seguinte (28) na orla da Atalaia. Paralelamente ao evento ocorre a 6ª Exposição Especializada de Ovinos e Caprinos de Sergipe (Expovec).
Além de ser realizada em um local privilegiado, a 7ª Expo Brasil Santa Inês terá espaço para os criadores, fornecedores de insumos e prestadores de serviços da cadeia produtiva da ovinocaprinocultura. Exposição de animais geneticamente melhorados, divulgação de marcas, troca de conhecimentos, e área de negócios estão entre as atrações do evento.
Nesta sexta-feira (19/09) começam a chegar os animais. A abertura do evento acontece no dia às 17 horas do domingo (21). Nos dias 22 e 23 acontecem a pesagem e medição dos animais para o concurso. O julgamento será de 24 a 27 de setembro. Todos os dias haverá leilões.
Para Zezinho Guimarães, diretor-superintendente do Sebrae em Sergipe, os empreendedores sergipanos não podem perder esse evento. "Além de expor, comprar, vender e participar dos leilões, eles terão oportunidade de trocar experiências com criadores de outros estados. Sem falar nas capacitações, onde poderão reciclar seus conhecimentos", assinala.
A Expo Brasil contará com cursos práticos e apresentação das características do ovino Santa Inês. Também haverá seminários, nos quais serão abordados temas como produção de carne ovina em áreas tropicais, papel do ovino Santa Inês na produção da carne ovina no Brasil, o diferencial da carne de ovinos na gastronomia e melhoramento genético da raça.
"Também haverá duas reuniões importantes, uma com a presença dos representantes do Comitê Nacional da Caprinovinocultura, e outra com a participação dos dirigentes das associações de ovinos e caprinos de Sergipe e do Brasil;, informa Pedro Gomes Fiscina, gerente da Unidade de Atendimento Coletivo Agronegócio do Sebrae em Sergipe.