Todas as unidades de saúde dos 399 municípios paranaenses concentram esforços nesta sábado (13/09) para vacinar contra a rubéola cerca de 1 milhão de homens e mulheres com idade entre 20 e 39 anos que ainda não foram imunizados. De acordo com dados da Secretaria de Saúde, 74% dos moradores do estado foram vacinados Entre as mulheres, a cobertura é de 76,9% e entre os homens, de 71,1%.
Os homens evitam a vacinação por acreditar que é algo relacionado a crianças e idosos. É preciso esclarecer que, ao se vacinar, não vão somente se proteger da rubéola, mas também contribuir para o bloqueio da doença, ressalta o secretário estadual de Saúde, Gilberto Martin. Além dos postos fixos, os paranaenses podem ir hoje a unidades itinerantes para receber a vacina.
Desde o dia 9 de agosto, início da campanha contra a rubéola, o Paraná tem o apoio dos três principais clubes de futebol de Curitiba Atlético Paranaense, Paraná Clube e Coritiba. Hoje noite um posto de vacinação itinerante estará aberto na Arena da Baixada, durante o jogo entre Atlético Paranaense e Portuguesa.
Segundo o Ministério da Saúde, mais de 53,4 milhões de pessoas foram vacinadas em todo o país até ontem (12). O dado parcial representa 76,25% de cobertura e supera os 52 milhões de pessoas imunizadas no decorrer da campanha contra o sarampo em 1992, que até então era a maior vacinação feita no país. Mas, de acordo com o ministério, mesmo com a marca expressiva da mobilização contra a rubéola, ainda falta vacinar cerca de 16,6 milhões de brasileiros, a maioria homens.